(11) 3961-2822 / (11) 98628-0088

DICAS E ARTIGOS

Home > Dicas sobre compressor de ar > Como tirar a água do compressor de ar

Como tirar a água do compressor de ar

18 de julho de 2017
8 Comentários

Como é formada a água do reservatório de ar do compressor?

A compressão do ar é um processo que gera calor o que leva à condensação da umidade presente no ar atmosférico, e aos poucos acumula-se água no fundo do reservatório de ar, por isso é importante saber como tirar a água do compressor de ar.

Qual a importância de se retirar a água do compressor de ar?

A umidade que se acumula no vaso de pressão (reservatório de ar) é prejudicial à sua vida útil pois ela causa ferrugem nas paredes internas do vaso de pressão, como a ferrugem progride de dentro para fora só a notamos quando surge um furo no reservatório de ar e neste caso, por questões de segurança é preciso descartar o reservatório, mesmo que externamente esteja com uma boa aparência.

Outro fator prejudicial é de que esta água contém fragmentos de peças do compressor e resíduos de óleo que podem ir para o ponto de utilização do ar, prejudicando o funcionamento de máquinas e ferramentas ou até mesmo agravos à saúde, no caso de compressores medico odontológicos. Conclui-se que a água deve ser retirada com a maior frequência possível.

Duas formas de como tirar a água do compressor.

A maneira mais eficiente de evitar a ferrugem e ainda por cima melhorar a qualidade do ar é eliminar o condensado o mais frequentemente possível e para isso damos duas dicas de como tirar a água do compressor de ar;

  1. Através do purgador manual que já vem instalado em todos os compressores de ar. Neste caso há a possibilidade da instalação de purgador prolongado para facilitar o acesso e o descarte do condensado. Basta desapertar a alavanca e esperar o condensado (água) sair por completo e fechar novamente. Ponto de ATENÇÃO, não usar alicate nem apertar demais pois pode romper o o’ring e assim o purgador não fecha mais.
  2. Com a instalação de um purgador eletrônico, ele é programado para fazer a purga automaticamente no intervalo pré definido que vai de 1 a 5 minutos, esta é a forma mais eficiente de manter o reservatório de ar com baixa umidade. Para instalá-lo, porém, é recomendado solicitar uma empresa especializada, pois envolve parte elétrica, conexões pneumáticas, filtro Y e um prolongador original para ser possível a instalação.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Comente!!

Purgador eletrônico para compressor de ar Purgador de compressor de ar Manual Purgador de compressor de ar Manual

 

 

 

 

 

 

 Seu empreendimento não pode parar.

Sobre o Autor:
Thiago M.

COMENTÁRIOS:

Thiago M.
Muito bom o artigo.
Aircomp
[…] Abra o purgador (imagem 7) para drenar o condensado do reservatório e feche-o em seguida. Se não souber como leia este artigo “como tirar a água do compressor de ar” […]
Ignus Draco
Artigo top! Conheço gente que nunca fez isso, ou que se quer sabia da importácia do procedimento.
Thiago M.
Ficamos contente pelo reconhecimento, Ignus. Um Abraço de toda a equipe.
mauricio
nos compressores de ar direto há formação de água também?
Thiago M.
Oi Maurício. Sim, também há formação de água nos compressor de ar direto, devido ao aquecimento do ar na hora de sua compressão.
NEIDE
meu compressor esta mandNDO AGUA PELA MANGUEIRA DE AR ATE NO GRAMPEADOR. O QUE FACO
Thiago M.
Oi Neide. Você pode aumentar a frequência de drenagem ou instalar um purgador eletrônico. Para aumentar a eficiência instale um filtro de ar próximo ao ponto de utilização.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email:

*