(11) 3952-2822 / (11) 98628-0088

DICAS E ARTIGOS

Home > Cuidados com compressor de ar > Quais são os procedimentos da partida…

Quais são os procedimentos da partida técnica em compressor de ar?

11 de agosto de 2017
Nenhum comentário

Quais são os procedimentos da partida técnica em compressor de ar?

Supondo que você já  sabe quais cuidados devem ser tomados ao instalar compressor de ar e concretizadas tais providências quanto, inspeção inicial do compressor, a sua localização, instalação da rede elétrica, chave de partida elétrica, adequação com a NR-13 do Ministério do Trabalho e a rede de ar comprimido e você esteja seguindo as orientações de segurança que constam no manual do compressor, podemos continuar com o passo a passo dos procedimentos da partida técnica em compressor de ar.

  1. Verifique o nível de óleo (para compressores lubrificados) (imagem 1).
  2. Verifique a tensão (imagem 2) e o alinhamento da correia (imagem 3)
  3. Verifique se as peças e acessórios não foram danificados no transporte.
  4. Abra totalmente o registro/regulador de pressão (imagem 4).
  5. Acione a chave de partida / pressostato (imagem 5) para ligar o compressor e verifique o sentido de rotação, há uma seta no volante ou no protetor de correira indicando o sentido correto.
  6. Deixe o compressor trabalhar por dez minutos, para lubrificar as peças do compressor de forma homogênea. 
  7. Feche totalmente o registro para que o compressor encha o reservatório. O compressor irá desligar automaticamente através do pressostato ou entrará em alívio se for do sistema contínuo, quando o manômetro indicar a pressão máxima de operação que em compressores Schulz é de 120 lbf/pol² (8,3 bar), 140 lbf/pol² (9,6 bar) ou 175 lbf/pol² (12 bar).

Faltam apenas mais alguns passos.

8. Abra o registro lentamente para liberar o ar comprimido do interior do reservatório, fazendo com que a pressão interna diminua. O compressor religará automaticamente através do pressostato ou retomará a compressão em compressores contínuos, quando o manômetro marcar a pressão mínima, que em compressores Schulz é de 80 lbf/pol² (5,5 bar), 100 lbf/pol² (6,9 bar) ou 135 lbf/pol² (9,3 bar).

9. Feche o registro de saída, esvazie o compressor e desligue-o da rede elétrica.

10. Verifique o funcionamento da válvula de segurança (imagem 6).

11. Abra o purgador (imagem 7) para drenar o condensado do reservatório e feche-o em seguida. Se não souber como leia este artigo “como tirar a água do compressor de ar”.

12. Abra o registro para o esvaziamento total do reservatório e feche-o em seguida.

13. O seu compressor de ar Schulz está pronto para operar. Conecte-o à rede de distribuição de ar e acione a chave de partida. Quando o compressor atingir a pressão máxima, abra o registro lentamente para que o ar flua para a rede de distribuição.

14. Verifique se existem vazamentos ao longo da tubulação utilizando uma esponja com água e sabão e elimine-os se for o caso.

O procedimentos da partida técnica em compressor de ar deve ser repetido sempre que houver manutenção ou mudança de local.

Nível de óleo

imagem 1

Tensão correia

imagem 2

Alinhamento Correia

imagem 3

Regulador de pressão

imagem 4

 

 

 

 

 

Pressostato Compressor

imagem 5

Válvula de segurança

imagem 6

Purgador de Ar

imagem 7

Sobre o Autor:
Administrador do Site

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: