(11) 3952-2822 / (11)98628-0071 / (11) 98628-0088

DICAS E ARTIGOS

Home > Cuidados com compressor de ar > Quais cuidados devem ser tomados ao instalar compressor de ar?

Quais cuidados devem ser tomados ao instalar compressor de ar?

25 de julho de 2017
19 Comentários

Quais cuidados devem ser tomados ao instalar compressor de ar?

Você investiu uma quantia significativa de seu orçamento para a aquisição de um compressor de ar, o qual, terá um papel fundamental para o sucesso do seu empreendimento, e quando pensa na sua instalação surgem várias dúvidas sobre quais cuidados devem ser tomados ao instalar um compressor de ar para garantir o seu pleno funcionamento e proteger o seu investimento.
Por isso, relacionamos 6 cuidados que devem ser tomados ao instalar compressor de ar e acompanhar a instalação do profissional contrato. 

  1. Localização.

O primeiro dos cuidados que devem ser tomados ao instalar compressor de ar deve ser o local, ele deve ser instalado em uma área coberta, bem ventilada, isenta de umidade e livre de poeira ou qualquer outro tipo de poluição suspensa no ar, muitas vezes oriundas da própria utilização com spray de tinta ou serragem.

O barulho do compressor varia de 74 a 85 dB, dependendo do modelo e não é saudável que permaneça perto de funcionários e clientes, o revestimento deve ser feito com isolamento acústico e não com azulejos.

A temperatura máxima do ambiente recomendada é de 40°C.

  1. Posicionamento.

O compressor de ar deve manter um afastamento mínimo de 80 cm das paredes e o teto uma altura mínima de 2,5 metros, para de garantir uma boa ventilação e facilitar as manutenções preventivas, a área total da sala de compressor de ar deve 5 vezes maior que a área ocupada pelo compressor.
Não esquecer que futuramente é pode haver a necessidade de mais equipamentos que irão utilizar o mesmo espaço do compressor como reservatórios, secadores, chaves de partida entre outros.

Deve-se evitar locais de difícil acesso, como sacadas, parapeitos, sótão entre outros que coloque em risco a integridade física do profissional que irá realizar as manutenções e consertos no compressor de ar.

  1. Conexão do compressor à rede de ar.

A forma ideal de conectar um compressor à uma rede de ar comprimido, seja ela de ferro galvanizado ou PPR (polipropileno), é através de uma mangueira de borracha para ar comprimido ou de um mangote flexível, para que a trepidação, expansão térmica, peso da tubulação, choque mecânico ou térmico não sejam transmitidos para o reservatório de ar.
ATENÇÃO: A não observância desta orientação poderá causar dano físico ao reservatório de ar comprimido.

  1. Qualidade do ar comprimido.

Para garantir a qualidade do ar em serviços onde há necessidade de o ar estar isento de partículas de óleo, fragmentos de peças do compressor, pó entre outras impurezas, é necessário a instalação, drenos ao longo da tubulação, pré e pós filtros especiais de acordo com a finalidade do ar, de secador e/ou de resfriador de ar, instalados conforme orientações do fabricante, próximo ao compressor e/ou ao ponto de utilização do ar.

  1. Amortecimento de vibração.

Os compressores de ar devem ser alojados sobre amortecedores de vibração, os pés de borracha, eles não acompanham o compressor e devem ser bem dimensionados levando em consideração o peso e a vibração do compressor. O conjunto de antivibração serve também para nivelar o compressor evitando assim a má lubrificação dos componentes.

  1. Parte elétrica.

O ideal neste ponto é que o cliente consulte um técnico em elétrica para avaliar as condições gerais da rede elétrica e selecionar os dispositivos de alimentação e proteção e seguir a NBR 5410 Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Em via de regra podemos recomendar que, primeiramente, verifique se a tensão do compressor coincide com a tensão local e se os cabos de alimentação estão bem dimensionados de acordo com a potência do motor, tensão da rede e distância da fonte de energia elétrica, veja as orientações no manual do compressor de ar ou consulte uma assistência técnica autorizada de compressor de ar.

A partir de 2 cv de potência é recomendado a instalação de uma chave magnética para aumentar a proteção dos componentes e motores elétricos. Atenção a não instalação da chave magnética pode acarretar na perda de garantia.

Conclusão.

Após verificados estes cuidados que devem ser tomados ao instalar compressor de ar, ele estará apto para os procedimentos da partida técnica e assim fornecer o ar para suas ferramentas e maquinas pneumáticas.

Gostou do artigo sobre cuidados que devem ser tomados ao instalar compressor de ar? Tem alguma dúvida? Comente no campo abaixo!

Cuidados ao instalar compressor de ar Cuidados ao instalar compressor de ar Cuidados ao instalar compressor de ar

 

 

 

Seu empreendimento não pode parar!!

Sobre o Autor:
Administrador do Site

COMENTÁRIOS:

Aircomp
[…] que você já  sabe quais cuidados devem ser tomados ao instalar compressor de ar e concretizadas tais providências quanto, inspeção inicial do compressor, a sua localização, […]
Marcio Adriano Nunes
Olá, qual é a bitola da mangueira de ar para compressor schulz de 25 litro
Thiago M.
No modelo atual, que já vem com um espigão de saída, usa-se a bitola para mangueira de 5/16". Se no seu caso não vier com um espigão mas sim com rosca, seria a rosca fêmea de 1/4", neste caso, pode-se usar qualquer espigão rosca macho de 1/4", sendo a saída para diversas mangueiras, 1/4", 5/16", 3/8", 1/2" etc. Qualquer duvida estamos a disposição por e-mail, Whatsapp ou telefone. Obrigado.
Célio
Posso fazer a rede de ar com cano PVC de 25 mm?
Thiago M.
Olá Célio. O cano de PVC não é recomendado para rede de ar. Existe um tubo parecido, um tipo de plástico, o PPR (polipropileno copolímero random) que foi desenvolvido especialmente para ar comprimido.
leandro
Gostaria de saber se o cano de pvc 20 aguenta uma linha de ar comprimido?
Thiago M.
Olá Leandro. Não, o cano de PVC não é fabricado para ar comprimido, portanto, ele não deve ser utilizado, podendo causar graves acidentes. O tubo recomendado é de PPR.
Cleyton Silva
Boa Noite, estou projetando um secador de ar comprimido, e estou com dificuldades em encontrar a velocidade que o ar se desloca dentro de uma tubulação de 2" a 7 bar de pressão, tem alguma formula ou tabela pra encontrar esta informação?
Thiago M.
Nós temos um programa fornecido pela Schulz, favor entrar em contato pelo vendas@aircomp.com.br que nós te enviaremos.
Aldo
Bom dia porque em um compressor de 25 litros não se usa chave magnética?
Thiago M.
O Sr. pode utilizar sem problemas, seria uma proteção extra ao compressor. Mas a Schulz não recomenda pois ele já vem com relê térmico e um disjuntor já protege bastante.
Glaucia Veloso
Olá bom dia. Posso colocar o meu compressor de ar em um compartimento no subsolo da loja, medindo 3mX3m.
Thiago M.
Pode sim, desde que a temperatura do ambiente não ultrapasse 40 graus e tenha boa ventilação.
Edson Lopes Cardoso
Boa noite, para um compressor de24/25 litros quantos metros de mangueira eu posso usar com segurança para limpeza e pintura
Thiago M.
Olá Edson. De 4 a 5 metros acho que seja um tamanho viável para não perder pressão, bitola de 1/4 a 5/16. Se for mais extenso que isso, vc pode aumentar a bitola.
Osmar
Quanto maior a extensão da mangueira maior a bitola?
Thiago M.
Sim, pois se a mangueira for muito extensa e estreita vai perder pressão.
Jaiardo
E quando cria agua dentro da tubulação o q devo fazer?
Thiago M.
1- Evitar que a água se condense dentro da tubulação. Como? Secador e REFRIGERADOR de ar. 2- Drenar a água - Como? Instalar purgadores no percurso para a drenagem.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Mensagem:
Nome:
Email: