Quais cuidados devem ser tomados ao instalar compressor de ar

Conheça - Quais cuidados devem ser tomados ao instalar compressor de ar

Quais cuidados devem ser tomados ao instalar compressor de ar

QUAIS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS AO INSTALAR COMPRESSOR DE AR?

Você investiu uma quantia significativa de seu orçamento para a aquisição de um compressor de ar, o qual, terá um papel fundamental para o sucesso do seu empreendimento, e quando pensa na sua instalação surgem várias dúvidas sobre quais cuidados devem ser tomados ao instalar um compressor de ar para garantir o seu pleno funcionamento e proteger o seu investimento.

Por isso, relacionamos 6 cuidados que devem ser tomados ao instalar compressor de ar e acompanhar a instalação do profissional contrato.

Localização.

O primeiro dos cuidados que devem ser tomados ao instalar compressor de ar deve ser o local, ele deve ser instalado em uma área coberta, bem ventilada, isenta de umidade e livre de poeira ou qualquer outro tipo de poluição suspensa no ar, muitas vezes oriundas da própria utilização com spray de tinta ou serragem.

O barulho do compressor varia de 74 a 85 dB, dependendo do modelo e não é saudável que permaneça perto de funcionários e clientes, o revestimento deve ser feito com isolamento acústico e não com azulejos.

A temperatura máxima do ambiente recomendada é de 40°C.

Posicionamento.

O compressor de ar deve manter um afastamento mínimo de 80 cm das paredes e o teto uma altura mínima de 2,5 metros, para de garantir uma boa ventilação e facilitar as manutenções preventivas, a área total da sala de compressor de ar deve 5 vezes maior que a área ocupada pelo compressor.

Não esquecer que futuramente é pode haver a necessidade de mais equipamentos que irão utilizar o mesmo espaço do compressor como reservatórios, secadores, chaves de partida entre outros.

Deve-se evitar locais de difícil acesso, como sacadas, parapeitos, sótão entre outros que coloque em risco a integridade física do profissional que irá realizar as manutenções e consertos no compressor de ar.

Conexão do compressor à rede de ar.

A forma ideal de conectar um compressor à uma rede de ar comprimido, seja ela de ferro galvanizado ou PPR (polipropileno), é através de uma mangueira de borracha para ar comprimido ou de um mangote flexível, para que a trepidação, expansão térmica, peso da tubulação, choque mecânico ou térmico não sejam transmitidos para o reservatório de ar.

ATENÇÃO: A não observância desta orientação poderá causar dano físico ao reservatório de ar comprimido.

Qualidade do ar comprimido.

Para garantir a qualidade do ar em serviços onde há necessidade de o ar estar isento de partículas de óleo, fragmentos de peças do compressor, pó entre outras impurezas, é necessário a instalação, drenos ao longo da tubulação, pré e pós filtros especiais de acordo com a finalidade do ar, de secador e/ou de resfriador de ar, instalados conforme orientações do fabricante, próximo ao compressor e/ou ao ponto de utilização do ar.

Amortecimento de vibração.

Os compressores de ar devem ser alojados sobre amortecedores de vibração, os pés de borracha, eles não acompanham o compressor e devem ser bem dimensionados levando em consideração o peso e a vibração do compressor. O conjunto de antivibração serve também para nivelar o compressor evitando assim a má lubrificação dos componentes.

Parte elétrica.

O ideal neste ponto é que o cliente consulte um técnico em elétrica para avaliar as condições gerais da rede elétrica e selecionar os dispositivos de alimentação e proteção e seguir a NBR 5410 Norma Brasileira de Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Em via de regra podemos recomendar que, primeiramente, verifique se a tensão do compressor coincide com a tensão local e se os cabos de alimentação estão bem dimensionados de acordo com a potência do motor, tensão da rede e distância da fonte de energia elétrica, veja as orientações no manual do compressor de ar ou consulte uma assistência técnica autorizada de compressor de ar.

A partir de 2 cv de potência é recomendado a instalação de uma chave magnética para aumentar a proteção dos componentes e motores elétricos. Atenção a não instalação da chave magnética pode acarretar na perda de garantia.

Conclusão.

Após verificados estes cuidados que devem ser tomados ao instalar compressor de ar, ele estará apto para os procedimentos da partida técnica e assim fornecer o ar para suas ferramentas e maquinas pneumáticas.

Gostou do artigo sobre cuidados que devem ser tomados ao instalar compressor de ar? Tem alguma dúvida? Comente no campo abaixo!


Solicite um orçamento

Whatsapp AirComp Whatsapp AirComp