Como escolher um compressor de ar

Como escolher um compressor de ar

Viemos ajudá-lo nesta tarefa de como escolher um compressor de ar fornecendo dicas e recomendações de quem atua no ramo há mais de 30 anos.

Por se tratar de um equipamento com diversas marcas e modelos disponíveis no mercado a tarefa de escolher o compressor de ar passa por alguns processos essenciais.

As principais informações que você precisa ter são:

  1. Qual a vazão de ar que sua linha e produção necessita?
  2. Qual a pressão de operação que suas maquinas ou ferramentas?

Se conseguirmos colher estas informações com os fabricantes, o consultor técnico já poderá sugerir alguns modelos compatíveis ao seu empreendimento e investimento.

Entretanto, pode ser que estas informações estejam inacessíveis por N motivos (diferentes unidades de medidas, sazonalidade na utilização, maquinas e ferramentas muito antigas, alterações de projeto, entre outros). Nestes casos recomendamos entrar em contato com um especialista que pode usar de sua experiência com outros clientes e sugerir um compressor aproximado, lembre-se que é possível alugar um compressor e ver como ele se comporta.

Outro fator determinante é a qualidade do ar, por exemplo um compressor de ar para indústria alimentícia ou odontologia, não será do mesmo tipo que um utilizado em cabines de pintura ou maquinas de corte.

Os dois tipos principais de compressores são:

  1. Compressor de ar lubrificados ou com óleo
  2. Compressores de ar isentos de óleo ou sem óleo.

Independente da escolha ambos necessitam filtros e/ou secadores especiais para cada utilização, tema que será abordado em outro artigo.

Citaremos agora outros 3 fatores que apesar de não serem recorrentes afetam em como escolher um compressor de ar e merecem atenção.

Mais 3 Fatores que influenciam em como escolher um compressor de ar

  1. Barulho, cada compressor de ar gera um nível de ruído e algumas vezes este é um fator determinante, obrigando o cliente a escolher um compressor mais silencioso, colocá-lo em um local afastado da área de trabalho tomando cuidado para não incomodar a vizinhança ou até projetar um isolamento acústico de madeira ou alvenaria.
  2. Potência e fases do motor, antes de fechar a compra de um compressor de ar, o cliente deve verificar se a sua rede elétrica atende a nova demanda, levando em conta se o compressor de ar será monofásico ou trifásico, 110, 220, 360, 440 volts ou superior. Algumas vezes é preciso adquirir dois compressores por conta da energia elétrica.
  3. Tamanho físico do compressor, há algumas recomendações para o local que o compressor será instalado, não basta caber no local, o ideal é que haja um certo espaço para o bom funcionamento e para a manutenção do compressor de ar, veja neste artigo. Além disto é importante averiguar qual caminho será feito para levar o compressor de ar do meio de transporte até o local de instalação, escadas em caracol, corredores estreitos, mezaninos, grandes alturas ou distancias podem ser um empecilho à aquisição de determinado compressor de ar.

Caso ainda não se sinta à vontade em como escolher um compressor de ar nossa equipe estará à disposição para ajudá-lo.

Gostou do artigo , achou ruim, tem ressalvas, seu caso não está relacionado? COMENTE deixe sua mensagem!


Solicite um orçamento

Whatsapp AirComp Whatsapp AirComp